Biografia

Conjunto Nacional

O arquiteto David Libeskind é mais conhecido pela autoria do projeto do Conjunto Nacional, em São Paulo, sua obra máxima. Porém, Libeskind teve uma significativa e diversa produção arquitetônica durante seus anos de atividade na área, além de atuar também como artista plástico e ilustrador gráfico.

David Libeskind nasceu no dia 24 de novembro de 1928, na cidade de Ponta Grossa, Paraná, mas logo mudou-se com a família para Belo Horizonte, em 1929. Desde cedo demonstrou habilidades artísticas ao frequentar cursos de desenho e pintura, o que mais tarde se mostrou importante durante seu trabalho de arquiteto.

Desde a década de 1920, Minas Gerais passava por um movimento de desenvolvimento cultural. Porém, foi apenas na década de 1940 que as ideias modernistas começaram a ser implantadas de forma mais intensa na capital Belo Horizonte. O projeto da Pampulha por Oscar Niemeyer é uma das iniciativas que demonstram o desejo do questionamento dos padrões tradicionais, e que marcou a memória do jovem David Libeskind, residente na capital.

Em 1947, iniciou os estudos em arquitetura na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante o curso, foi aluno do professor Sylvio de Vasconcellos, que o convidou para trabalhar no Sphan – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Pouco tempo após sua formação, em 1952, Libeskind muda-se para São Paulo com duas cartas de recomendação de Vasconcellos, onde tem maior contato com a arquitetura moderna e com arquitetos influentes do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil.

Durante um momento de grandes transformações na cidade de São Paulo, que havia ganhado o status de metrópole, o ambiente era propício ao desenvolvimento das artes e da cultura. Nesse contexto, em 1955, ainda jovem, Libeskind vence o concurso fechado para o projeto do Conjunto Nacional, que é representativo de um momento de verticalização da cidade e de mudança na relação entre edifício e rua.

Sua produção arquitetônica foi marcada por projetos de habitação unifamiliar, tema recorrente aos arquitetos da década de 1950, num período de crescimento econômico e urbano acentuado, no qual o desenho moderno não só era incentivado como aclamado. Durante esse período, Libeskind teve diversos projetos de residências publicados em revistas internacionais e teve contato com a produção de vários arquitetos, como Oscar Niemeyer, Mies van der Rohe, Richard Neutra e Charles e Ray Eames. Essas influências foram marcantes na concepção projetual de David Libeskind como na de tantos outros arquitetos brasileiros do período:

 

É no uso dos planos verticais e horizontais, na busca do espaço fluido, na diluição dos limites entre espaço interior e exterior, no uso das aberturas generosas, na não compartimentação do programa residencial através dos espaços e das atividades cotidianas, que o raciocínio projetual presente nas habitações unifamiliares de Libeskind se aproxima da arquitetura do novo estilo de vida californiano, destacando a obra de Richard Neutra como uma referência particular. (BRASIL, 2007, p. 58).

 

Durante seu trabalho como arquiteto, Libeskind continuou em paralelo suas atividades como ilustrador gráfico, prática iniciada ainda em Belo Horizonte. Dentre outros trabalhos, produziu várias capas para a revista Visão, importante publicação da época. No final da década de 1950, voltou a se dedicar à pintura e chegou a receber o I Prêmio no Salão Paulista de Arte Moderna, em 1961, o que serviu de incentivo para continuar sua atividade como artista plástico. Entre as décadas de 1960 e 1970 Libeskind passa a desenvolver suas pinturas de modo mais abstrato, sob os preceitos da arte informal.

David Libeskind faleceu em 08 de abril de 2014, aos 85 anos, deixando inúmeros projetos e obras construídas, entre residências, edifícios habitacionais e públicos e bancos.

 

Referências

 

BRASIL, Luciana Tombi. A obra de David Libeskind: ensaio sobre as residências unifamiliares.  São Paulo: Romano Guerra, EDUSP, FAPESP, 2007.

CAPRIO, Antonio Amilton. Análise do desempenho técnico-construtivo de edifícios de apartamentos localizados no bairro de Higienópolis entre as décadas de 30 e 60 na cidade de São Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.

VIÉGAS, Fernando. Conjunto Nacional, de David Libeskind. aU Educação, ed. 237, dez. 2013. <http://www.au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/237/conjunto-nacional-de-david-libeskind-302145-1.aspx>. Acesso em: 28/09/2017.

 

Pesquisa de: Débora Nojiri de Moraes Arruda